Atividades e Eventos


Neste mês de maio, as turmas do 1º ao 5º ano realizaram atividades sobre o Dia das Mães e Dia Internacional da Família. Na última Acolhida do mês, os alunos do Ensino Fundamental I vespertino realizaram mais uma homenagem.

Durante a Acolhida desta segunda-feira (30/5), os estudantes destacaram a importância da Sagrada Família e Maria Imaculada, que são exemplos de perseverança e educação dentro da rede concepcionista, Em seguida, os educandos fizeram uma homenagem às mães com a música "Quando te vi".

Faça login para visualizar as imagens



Com o início da Campanha da Fraternidade, realizamos uma acolhida muito especial hoje.

 

Tendo como tema: “Eu vim para servir”, a Campanha da Fraternidade deste ano já começou. Nossos alunos da Educação Infantil celebraram com música, teatro e orações.

 

Com atuações dos alunos dos Jardins II, no matutino e no vespertino, todos conheceram a história da ovelha “Belinha” que, ansiosa por conhecer outros lugares, se perdeu do seu pastor e ficou a chorar na mata escura. Mas, o pastor, que era um homem bom, não deixou de procurar Belinha até que a encontrou.

 

Segue abaixo, a mensagem enviada pelo Papa Francisco, à Campanha da Fraternidade.

 

"Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus nos diz 'Eu vim para servir', no ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo. Por isso, faço votos que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece, e que a força transformadora que brota da sua Ressurreição alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural e fortaleça em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. A todos e a cada um, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, envio de todo coração a Bênção Apostólica, pedindo que nunca deixem de rezar por mim"

 

Desejamos a todos um ótimo fim de semana, até segunda!



Faça login para visualizar as imagens

 

 

A participação dos alunos, familiares, professores e funcionários do Colégio Madre Carmen Sallés  na realização do “Gesto Concreto” contribui com os programas missionários  da ONG Siempre Adelante, uma  organização  das religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino que  atua na Europa, América, África e Ásia.

 

Durante o ano de 2015, o Setor de Pastoral realizou duas ações para mobilizar a doação. A primeira, em março, arrecadou R$ 7 mil para ajudar a obra social presente no Haiti. Na primeira semana de novembro, a urna passou pelas salas para arrecadar doações para a República Democrática do Congo, recolhendo R$ 3, 521,00.

 

Agradecemos a todos que colaboraram com o Gesto Concreto! Pedimos à Maria Santíssima que abençoe e proteja a família de cada um!

 

Faça login para visualizar as imagens

 

As turmas do 5º ano apresentaram a proposta da Campanha da Fraternidade de 2016, durante a Acolhida ao Ensino Fundamental I. Neste ano, o tema "Casa Comum, nossa responsabilidade" faz um convite para repensarmos a nossa vida na Terra.

Os estudantes mostraram que os pequenos gestos são fundamentais para manter a natureza preservada, como fechar a torneira, não jogar lixo no chão e respeitar o meio ambiente – assuntos tratados dentro do componente curricular de Ciências.

A Campanha da Fraternidade é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem o objetivo de despertar o espírito comunitário.

Contamos com o apoio dos pais e responsáveis para trabalharmos juntos.

Faça login para visualizar as imagens


 

Dando continuidade as atividades referentes à Campanha da Fraternidade 2015. Nossos alunos do Fundamental I também fizeram hoje uma acolhida especial.

Com a organização do nosso Coordenador de Pastoral, Israel Gomes, tivemos hoje acolhidas especiais para os alunos dos turnos matutino e vespertino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com momentos de oração, música e a apresentação da parábola do Bom Samaritano, todos os alunos e pais presentes, ficaram mais conectados à mensagem da Campanha este ano: “Eu vim para servir”.

Esperamos que todos participem conosco ativamente das atividades referentes a pastoral. E sintam-se a vontade para nos procurar.

Bom início de semana!

Faça login para visualizar as imagens



A oração permite que o coração do homem se dirija a Deus. O Youcat (Catecismo Jovem da Igreja Católica) explica que "quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus". É uma entrega pessoal e cabe ao cristão rezar por si e pelos os outros. Mas além da oração, podemos colaborar com boas ações para ajudar o próximo.

 

Pensando nisso, o Gesto Concreto arrecadará doações na próxima quarta-feira (4/11) para ajudar a Siempre Adelante , a ONG de religiosas Concepcionistas Missionárias do Ensino que atuam na República do Congo. Israel, coordenador de Pastoral, passará pelas as salas de aula recolhendo as contribuições.

A ONG tem como sede e origem, a cidade de Madrid, na Espanha e promove ações nos continentes da Europa, África, América e Ásia.

Confira os locais:

Europa: Espanha
América: República Dominicana e Venezuela
África: Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Congo Brazaville.
Ásia: Bacolod (Filipinas)

 

“Faz o que podes e reza pelo que não podes, para que Deus permita que o possas. ”

 

Santo Agostinho

No último domingo (14/08), a Igreja Católica celebrou a vocação matrimonial e declarou a abertura da Semana Nacional da Família com o tema “Misericórdia na Família: Dom e Missão”.

A família é apoio, carinho e a base dos filhos. Ela é um dos pilares que edificam a criança no processo de educação. Os pais, as mães e os responsáveis concepcionistas precisam proporcionar o ambiente familiar como uma extensão da escola, participando das atividades pedagógicas, das reuniões com os educadores e conversando com os filhos sobre a rotina escolar.

Para agradecer a dedicação dos familiares, os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do 6º ano realizaram algumas atividades em homenagem aos pais.

As crianças do Maternal I ao Jardim II prepararam uma apresentação na Acolhida da última sexta-feira (12/08). As turmas ensaiaram e realizaram uma linda apresentação no Anfiteatro.

Os alunos do 1º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental criaram desenhos, colagens e fotos para declarar o amor e a gratidão. Em sala de aula, os estudantes preparam as declarações com muito carinho e talento. Os trabalhos estão expostos nos corredores.

Nesta segunda-feira (15/08), as turmas do 1º ano e do 3º ano cantaram a música "Amiguinho", do grupo Carrossel, e as séries do 4º ao 5º ano apresentaram "Esperando na janela", da banda Cogumelo Plutão. O momento foi realizado durante a Acolhida.

Os vídeos das apresentações estão disponíveis no link (hiperlink: https://www.facebook.com/concepcionistadf/videos

Pedimos à Santa Carmen Sallés que interceda por todas famílias concepcionistas.

Faça login para visualizar as imagens



Na última segunda-feira, (26/10), as turmas do 1º Ano promoveram um delicioso momento de encontro e partilha com os colegas. As crianças rezaram pelo o Dia Mundial de Oração pela Paz e entregaram uma flor para amigos e familiares.

Na oportunidade, as professoras lembraram que boas atitudes como respeito, obediência e amor são fundamentais  para a construção de uma sociedade pacífica.

Vamos rezar juntos a oração de São João Paulo II?

Senhor, Deus da paz, Tu que criaste os homens, para serem herdeiros da Tua glória, nós Te bendizemos e agradecemos, porque nos enviaste Jesus, Teu Filho bem-amado. Tu fizeste dEle, no mistério da Sua Páscoa, o artífice da nossa salvação, a fonte de toda a paz, o laço de toda a eternidade.

Nós Te agradecemos pelos desejos, pelos esforços, e pelas realizações, que o Teu Espírito de paz suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade. Abre mais ainda os nossos espíritos e os nossos corações para as exigências concretas do amor de todos os nossos irmãos, para que sejamos cada vez mais artífices da paz.

Lembra-te, ó Pai, de todos os que lutam, sofrem e morrem pela construção de um mundo mais fraterno. Que para os homens de todas as raças e de todas as línguas venha o Teu reino de justiça, de paz e de amor.

Faça login para visualizar as imagens



Na última sexta-feira (22), nós também comemoramos o Dia do Abraço!

Através de uma iniciativa do nosso coordenador da Pastoral, Israel Presença, nossos professores e colaboradores receberam um caloroso abraço nesse dia tão especial.

Muitas vezes nos esquecemos o quanto pequenos gestos pode provocar uma enorme diferença na vida de cada um de nós. Que o hábito de nos abraçar e acolhermos a todos como irmãos sejam presentes em nossa vida.

E você, já abraçou alguém hoje?

Faça login para visualizar as imagens



 

Queridos irmãos e irmãs,

Jesus Cristo ressuscitou!

O amor venceu o ódio, a vida venceu a morte, a luz afugentou as trevas! Por nosso amor, Jesus Cristo despojou-Se da sua glória divina; esvaziou-Se a Si próprio, assumiu a forma de servo e humilhou-Se até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e fê-Lo Senhor do universo. Jesus é Senhor!

Com a sua morte e ressurreição, Jesus indica a todos o caminho da vida e da felicidade: este caminho é a humildade, que inclui a humilhação. Esta é a estrada que leva à glória. Somente quem se humilha pode caminhar para as «coisas do alto», para Deus (cf. Col 3, 1-4). O orgulhoso olha «de cima para baixo», o humilde olha «de baixo para cima».

Na manhã de Páscoa, informados pelas mulheres, Pedro e João correram até ao sepulcro e encontraram-no aberto e vazio. Então aproximaram-se e «inclinaram-se» para entrar no sepulcro. Para entrar no mistério, é preciso «inclinar-se», abaixar-se. Somente quem se abaixa compreende a glorificação de Jesus e pode segui-Lo na sua estrada.

A proposta do mundo é impor-se a todo o custo, competir, fazer-se valer… Mas os cristãos, pela graça de Cristo morto e ressuscitado, são os rebentos duma outra humanidade, em que se procura viver ao serviço uns dos outros, ser não arrogantes mas disponíveis e respeitadores.

Isto não é fraqueza, mas verdadeira força! Quem traz dentro de si a força de Deus, o seu amor e a sua justiça, não precisa de usar violência, mas fala e age com a força da verdade, da beleza e do amor.

Do Senhor ressuscitado imploramos a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz. A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso. Pedimos paz, antes de tudo, para a Síria e o Iraque, para que cesse o fragor das armas e se restabeleça a boa convivência entre os diferentes grupos que compõem estes amados países. Que a comunidade internacional não permaneça inerte perante a imensa tragédia humanitária no interior destes países e o drama dos numerosos refugiados.

Imploramos paz para todos os habitantes da Terra Santa. Possa crescer entre israelitas e palestinenses a cultura do encontro e se retome o processo de paz a fim de pôr termo a tantos anos de sofrimentos e divisões.

Suplicamos paz para a Líbia a fim de que cesse o absurdo derramamento de sangue em curso e toda a bárbara violência, e aqueles que têm a peito o destino do país se esforcem por favorecer a reconciliação e construir uma sociedade fraterna que respeite a dignidade da pessoa. E almejamos que, também no Iémen, prevaleça uma vontade comum de pacificação a bem de toda a população.

Ao mesmo tempo, confiamos esperançosos ao Senhor misericordioso o acordo alcançado nestes dias em Lausanne, a fim de que seja um passo definitivo para um mundo mais seguro e fraterno.

Do Senhor Ressuscitado imploramos o dom da paz para a Nigéria, o Sudão do Sul e as várias regiões do Sudão e da República Democrática do Congo. De todas as pessoas de boa vontade se eleve incessante oração por aqueles que perderam a vida – penso de modo particular aos jovens mortos na quinta-feira passada numa Universidade de Garissa, no Quênia -, por quantos foram raptados, por quem teve de abandonar a própria casa e os seus entes queridos.

A Ressurreição do Senhor leve luz à amada Ucrânia, sobretudo àqueles que sofreram as violências do conflito nos últimos meses. Possa o país reencontrar paz e esperança, graças ao empenho de todos as partes interessadas.

Paz e liberdade, pedimos para tantos homens e mulheres, sujeitos a formas novas e antigas de escravidão por parte de indivíduos e organizações criminosas. Paz e liberdade para as vítimas dos traficantes de droga, muitas vezes aliados com os poderes que deveriam defender a paz e a harmonia na família humana. E paz pedimos para este mundo sujeito aos traficantes de armas.

Aos marginalizados, aos encarcerados, aos pobres e aos migrantes que tantas vezes são rejeitados, maltratados e descartados; aos doentes e atribulados; às crianças, especialmente as vítimas de violência; a quantos estão hoje de luto; a todos os homens e mulheres de boa vontade chegue a voz consoladora do Senhor Jesus: «A paz esteja convosco!» (Lc 24, 36). «Não temais! Ressuscitei e estou convosco para sempre!» (cf. Missal Romano, Antífona de Entrada no dia de Páscoa).

 

As turmas do Maternal I até o 5º ano receberam a imagem da Santa Carmen Sallés, nessa quinta-feira (18/2). A entronização representa a admiração que a rede Concepcionista tem pela nossa fundadora.

 

Santa Carmen Sallés, rogai por nós.

 

Faça login para visualizar as imagens

 

De 28 a 30 de agosto está acontecendo no Recanto Betânia, o 3º Encontro de Alunos Concepcionistas. E como não podia deixar de ser, o Madre Carmen Sallés - Brasília estará presente.

Nossos alunos embarcaram hoje, acompanhados do nosso coordenador de Pastoral Israel e do coordenador do Movimento de Alunos e Jovens Concepcionistas (Majc), Júnior.

Essa é uma atividade muito importante, não só para a integração da nossa rede educacional, bem como para a formação dos alunos. Quando um jovem se propõe a participar dos nossos grupos jovens, enraíza os valores concepcionista e se torna um multiplicador da nossa filosofia entre seus colegas.

Desejamos um ótimo encontro a todos.

Que Santa Carmen Sallés e Maria Imaculada abençoem cada momento dessa viagem.


 

Continuando nossos trabalhos do Encontro Semeando, desta vez foi a oportunidade do 8º ano debater os perigos da superexposição nas redes sociais.

Com os avanços tecnológicos aproximando cada vez mais as pessoas, precisamos ficar atentos aos jovens e orientá-los para que adotem uma postura saudável a fim de evitarem os problemas advindos da era digital.

Orientados pelo coordenador da Pastoral, Israel, e pela coordenadora do Segmento, Bianca, toda a turma pode refletir sobre casos reais de uso indevido de imagens, cyberbulling, etc.

Fiquem de olho sempre nos conteúdos que são acessados pelos seus filhos, a prevenção ainda é a melhor maneira de evitar problemas!

Faça login para visualizar as imagens



 

 
rodape