Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I receberam a premiação do projeto Leitores do Mês de setembro.

 

Confiram os nomes dos leitores da Educação Infantil.

 

Maternal 1 A:  Lucas Martins Viturino - leu 4 livros.

Maternal 1 B:  Gabriel Ribeiro - leu 09 livros.

Maternal II A: Manuela Ramos – leu 12 livros.

Maternal II B: Lucas Rafael de Sousa- leu 12 livros.

Jardim 1 A:  Alice Furtado e Miguel Almeida - leram 11 livros.

Jardim 1 C: Beatriz Zillig - leu 8 livros.

Jardim 2 A: Mariana Alvim - leu 31 livros.

Jardim 2 E: Daniela D’El Rei - leu 41 livros.

 

Confiram os nomes dos leitores do Ensino Fundamental I.

 

1º ano A:  Cecília Souza - leu 52 livros.

1º ano E:  Maria Alice Moreira - leu 52 livros.

2º ano B: Izabela Adrian - leu 42 livros.

2º ano E: Camila Duarte - leu 32 livros.

3º ano C: Luize Cristina Rodrigues e Pedro Almeida - leram 48 livros.

3º ano D: Sofia Fonseca - leu 13 livros.

4º ano A: Letícia Souza - leu 25 livros.

4º ano: Arthur de Souza - leu 21 livros.

5º ano: Ana Luiza Fabricio - leu 30 livros.

5º ano C: Samarah Costa -  leu 21 livros.

 

Faça login para visualizar as imagens

O professor Leandro Tavares comandou mais uma edição do Xô Stress, na última sexta-feira (29/09). Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio aproveitaram o intervalo com muita alegria, coreografia e música.

 

O Xô Stress é uma oportunidade para os alunos descontraírem e confraternizarem com os amigos.

 

Faça login para visualizar as imagens

Durante o intervalo das turmas do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, os alunos trocaram as brincadeiras por gibis, poemas, contos de fadas e máscaras de super-heróis. Nesta edição, os estudantes do Ensino Médio puderam consultar as obras cobradas pelo PAS.

 

Para estimular as idas à Biblioteca Escolar e o hábito pela leitura, as bibliotecárias proporcionaram um ambiente confortável para os jovens lerem durante o recreio.

 

Faça login para visualizar as imagens

Na última sexta-feira (22/09), os estudantes do Movimento de Alunos e Jovens Concepcionistas (MAJC) participaram de um bate-papo com a psicóloga Elisângela sobre a valorização da vida, em especial na fase da adolescência - período em que os jovens enfrentam mudanças psicológicas, sociais e físicas.

 

Os estudantes aprenderam quais são as características da depressão, como identificar os primeiros sintomas emocionais e a diferença entre tristeza e depressão. A psicóloga enfatizou que a presença dos amigos e dos familiares é fundamental para ajudar no tratamento.

 

O MAJC reúne-se quinzenalmente no Colégio Madre Carmen Sallés.

 

Faça login para visualizar as imagens

Atento à necessidade de formação de todos os educadores do Colégio Madre Carmen Sallés, o Setor Pastoral proporciona momentos de reflexão para os funcionários responsáveis pela limpeza da escola. Quinzenalmente, eles participam de uma capacitação conduzida pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), pelo Setor Pastoral, pelas Irmãs Concepcionistas e pela Equipe Diretiva.

 

Dessa vez, a Orientadora Educacional da Educação Infantil, Joana, realizou a dinâmica “Para quem você tira o chapéu? ” para trabalhar a autoestima e a percepção que cada funcionário tem sobre si.

 

Durante o momento, cada funcionário pegava um chapéu, mas, ao invés de encontrar um nome, eles eram surpreendidos com um espelho e precisavam descrever o que encontravam.

 

Ao final, a Orientadora Joana explicou que todos são valiosos pelo que são, e não pelo o que fazem.

 

Faça login para visualizar as imagens

As atividades realizadas relacionadas a leitura e as visitas a Biblioteca são um incentivo para os estudantes exercitarem o hábito pela leitura. No mês de agosto, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I frequentaram assiduamente a Biblioteca e, principalmente, se aventuraram no mundo da literatura.

 

O resultado dessa dedicação é a melhora na leitura, da escrita e da interpretação de texto. Além desses benefícios, os alunos recebem um certificado do Projeto Leitores do Mês, atividade de incentivo à leitura que premia as crianças.

 

Confiram os nomes:

 

Educação Infantil:

 

Maternal I A:  Lucas Martins - leu 2 livros.

Maternal I B:  Felipe Alves -  leu 45 livros.

Maternal II A: Manuela Ramos - leu 6 livros.

Maternal II:  Helena Sales e Lucas Rafael Sousa - leram 12 livros.

Jardim I B: Rubem de Andrade do Jardim I B - leu 20 livros.

Jardim I C: Agnes Freire -  leu 3 livros.

Jardim II A: Mariana Alvim- leu 39 livros.

Jardim II E: Daniela D’El  -  leu 50 livros.

 

Ensino Fundamental I:

 

1º ano A: Luísa Martins – leu 54 livros.

1º ano D: Letícia Carvalho - leu 54 livros

1º ano E:  Maria Alice Moreira - leu 54 livros.

2º ano B: Gabriela Esteves - leu 44 livros.

2º ano D: Alice Chibiaque - leu 20 livros.

3º ano C: Isabela Fabricio - leu 45 livros.

3º ano D: Sofia Guerreiro - leu 11 livros.

4º ano B: Giovana Alvim - leu 30 livros.

4º ano D: Felipe Galeno - leu 21 livros.

5º ano B: Ana Luiza Fabricio - leu 46 livros.

5º ano C: Catarina Maria Ferraz -  leu 8 livros.

 

Faça login para visualizar as imagens

A semana da pátria é uma grande festa sobre a liberdade e a Independência do Brasil, conquistada em 7 de setembro de 1822.

 

No Colégio Madre Carmen Sallés, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I encenaram trechos desse marco histórico durante as aulas de música. O professor Jhonatan representou o rei João VI de Portugal, enquanto quatro estudantes encenaram Dom Pedro, o mensageiro e dois soldados do exército.

 

O grito "Independência ou Morte” foi o momento mais aguardado pelos jovens. Eles participaram ativamente da história e aprenderam sobre a importância da data.

 

Durante a contextualização histórica, as crianças ouviram o Hino Nacional e o Hino da Independência.

 

Faça login para visualizar as imagens

O “Concepcionistas Mobile” é um aplicativo que possibilita aos pais acompanharem, de forma prática, a vida escolar de seus filhos  pelo smartphone.

 

O aplicativo é mais um espaço de comunicação entre a Rede Concepcionista e as famílias. A ferramenta permite a consulta das notas finais, das faltas do aluno por bimestre, das ocorrências do aluno no FIAP, das datas das provas e dos avisos pertinentes ao segmento.

 

Para acessar, entre em contato com a Secretaria da escola para solicitar o login e a senha de usuário.

 

O “Concepcionistas Mobile” está disponível nas lojas virtuais da App Store e da Google Play

Os estudantes Lucas Vilas, do 8º ano do Ensino Fundamental II, e Vitória Camargo, da 2ª série do Ensino Médio, representaram o Colégio Madre Carmen Sallés na premiação do 8º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), em 2016. Os alunos disputaram na categoria redação e conquistaram, respectivamente, o 2º lugar e o 3º lugar.

 

Neste mês de agosto, os estudantes e as educadoras Verônica (Ensino Médio) e Andréia (Ensino Fundamental II) foram convidados pela CGU para participar da gravação de um documentário sobre o tema "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”.

 

Faça login para visualizar as imagens

Desde 1962, o Colégio Madre Carmen Salles tem a missão de ensinar através de uma educação preventiva em Brasília. Nesta terça-feira (15/08), celebramos mais um aniversário com uma linda homenagem realizada pelos estudantes.

Há 55 anos, as Irmãs Concepcionistas participam da gestão, da educação e da formação de cada estudante, juntamente com os educadores e os funcionários. O Colégio contou com a presença e a dedicação de inúmeras Irmãs, que não mediram esforços para evangelizar pela educação.

São 55 anos de profunda influência na vida da cidade. Agora, vamos continuar trabalhando para continuar perpetuando o carisma Concepcionista na capital.

Agradecemos a todos que são e foram parte dessa história.

Faça login para visualizar as imagens



Neste sábado (12/08), os pais, os alunos e os educadores realizaram uma linda festa da Integração das Famílias.

 

A missa foi celebrada pelo padre Américo e, ao final, foi feita uma benção especial pelo Dia dos Pais. Em seguida, começaram as oficinas e os jogos coletivos. As crianças e as famílias brincaram na confecção de pipas, futebol de sabão, cama elástica, bolha de sabão, momento musical, futebol, totó, pingue-pongue e xadrez gigante.

 

O evento foi realizado em comunhão com a Semana Nacional da Família, idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e celebrada de 13 a 19 de agosto. Neste ano, traz o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade” como reflexão.

 

Agradecemos a presença de todos familiares.

 

Faça login para visualizar as imagens

Aprender os protocolos de emergência e conhecer o plano de abandono previsto para o edifício pode aumentar consideravelmente as chances de salvar vidas. Pensando nisso, nesta sexta-feira (11/08), os estudantes, os educadores e os funcionários participaram, com o apoio e orientação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), de uma simulação de evacuação predial.

Os alunos e os funcionários colocaram em prática os procedimentos de abandono das instalações (por motivo de incêndio ou vazamento de gases tóxicos, por exemplo). Cada Segmento recebeu um comando específico para seguir durante a simulação, bem como os responsáveis por conduzir os alunos até o ponto de encontro, os líderes de abandono e o vistoriador.

Durante a evacuação, os bombeiros fizeram vistorias nos andares para identificar possíveis vítimas.

Agradecemos o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Faça login para visualizar as imagens



Os alunos Representante de Turma do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio participaram do primeiro encontro de Avaliação e Formação de Liderança de Representantes de Turma.

 

Acompanhados pelas Orientadoras Educacionais Bianca (6º ao 8º ano) e Karine (9º ano ao Ensino Médio), os jovens líderes de sala analisaram o andamento e a rotina de cada turma, as superações que enfrentam como representante, avaliaram as atividades extras (Momento Junino, Gincas, Momento Cívico, entre outros), realizaram um trabalho em grupo.

 

O Encontro de Avaliação e Formação de Liderança de Representantes de Turma faz parte do “Projeto de liderança democrática na sala de aula”. Essa é uma atividade fundamental para o desenvolvimento do jovem que desempenha a função de líder em sala e para o crescimento coletivo dos colegas de classe. É um dos momentos em que as Orientadoras de cada Segmento conversam com os educandos, consideram as opiniões e sugestões e aconselham.

 

Os jovens Representantes de Turma têm uma missão para o segundo semestre: continuar desempenhando o excelente trabalho e melhorar os pontos destacados na tarde desta segunda-feira (03/07).

 

Faça login para visualizar as imagens

A III Gincas dos alunos do 9º ano e do Ensino Médio é disputada pelos estudantes desde o primeiro semestre com tarefas e fases que estimulam o trabalho coletivo.

 

O tema deste ano é inspirado na Campanha da Fraternidade de 2017: "Biomas brasileiros e defesa da vida". Cada turma ficou responsável por um subtema: diálogo, solidariedade e paz (9º ano), igualdade, justiça e respeito (1ª série), vida, fraternidade e cuidado (2ª série), fé, esperança e amor (3ª série).

 

Nos dias 29 e 30 de junho, as quatro equipes realizaram a abertura oficial da Gincas e disputaram as modalidades: voleibol misto, handebol feminino e futebol masculino. Os atletas também participaram das provas: arraiá coletivo, grito de guerra, bandeira, dança, mesa do lanche, prova social surpresa e de apresentações.

 

A Gincas tem como objetivo estimular o lado cooperativo, competitivo, de engajamento social e participativo do aluno. Uma das tarefas da competição é a prova social. Para pontuar, cada equipe precisava arrecadar 400 kg/l de alimentos não perecíveis. No total, os quatro times doaram 1.429 kg/l.

 

As doações serão entregues para o Lar do Velhinhos Bezerra de Menezes (Sobradinho), a Creche Madre Carmen Sallés (Samambaia) e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (Varjão).

 

Confiram o resultado final:

 

1º lugar: 3ª série – 2.831 pontos.

2º lugar: 2ª série – 2.825,5 pontos.

3º lugar: 1ª série – 2.507 pontos.

4º lugar: 9º ano – 2.310,5 pontos.

 

Os alunos, os educadores, a equipe diretiva e a Coordenação da III Gincas realizaram uma linda participação!

 

Parabéns!

Faça login para visualizar as imagens

Os meses de junho e julho têm uma grande demanda de shows e eventos para os sanfoneiros, principalmente nas festas juninas. O repertório das festas e a gastronomia remetem às raízes nordestinas. As músicas transitam entre o forró universitário, o forró eletrônico, o sertanejo e o forró pé-de-serra.

 

Independente do estilo, o cantor e compositor Luiz Gonzaga é um dos maiores representantes da música popular brasileira, especialmente da música nordestina. Para manter viva essa rica herança cultural, os alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental I conheceram a história do compositor durante as aulas de Música.

 

O professor Jhonatan exibiu imagens e contou a trajetória de Luis Gonzaga, passando pela descoberta e o talento do músico para tocar sanfona até a consagração de Gonzaga como o “Rei do Baião”.

 

Luiz idealizou a formação de trio de instrumentos. Em suas apresentações, os instrumentos sanfona, triângulo e zabumba eram selecionados para marcar o ritmo do baião - gênero-referência para uma série de outros ritmos, como o forró.

 

Durante a explicação, os alunos participaram da história encenando os personagens e, por fim, cantando.

 

Faça login para visualizar as imagens

 
rodape