Em Sintonia


Tema: “Fraternidade e superação da violência”

Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8)

Neste ano de 2018, a Igreja no Brasil convida-nos, através da Campanha da Fraternidade, à superação da violência. Mais do que nunca, faz-se necessário reaprender a arte de viver juntos, de conviver. Quando cultivamos o conviver, estamos cuidando de nossa própria existência, do nosso ser e do mundo.

“Ouvimos um chamado a romper a espiral do ódio e da violência, a rompê-la com uma única palavra: ‘irmão’. Mas, para dizer essa palavra, devemos todos levantar os olhos ao céu e reconhecer-nos filhos de um único pai” disse o Papa Francisco no encontro de representantes Abbas, Palestina, e Peres, Israel, no ano de 2014.

O rosto da violência apresenta-se a nós de várias formas todos os dias. Está estampado, de forma assustadora, nas páginas de jornais e nas telas de TVs, dos computadores e dos celulares. Isso revela que, apesar de toda a evolução, o ser humano ainda não aprendeu a lição de conviver.

Em nosso país, os níveis de violência estão acima da média mundial e os principais atingidos são os jovens. Entre os anos de 2005 e 2015, mais de 318 mil jovens foram assassinados, a maioria deles são negros e pobres.

O cartaz da Campanha da Fraternidade - 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que teve início na Igreja no Brasil em novembro de 2017, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no país. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e, dentro desse contexto, foi possível mapear diversas formas de violência.

O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão e, se assim o é, então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência.

Viver com os outros não só é um desafio, mas é também uma aprendizagem significativa que interpela nossas múltiplas inteligências, emoções, sentimentos, apegos e aceitações e encaminha-nos para o crescimento.

No dia a dia, vivemos em interdependência com os outros, que podem compartilhar critérios semelhantes ou diferentes, com padrões culturais parecidos ou distintos dos nossos. O respeito pela unidade na diversidade transformou-se numa exigência para a nossa época de tanta diversidade cultural.

Nessa complexa trama social, podemos continuamente aprender com todos e partilhar uns com os outros o que sabemos, concentrando-nos, com humildade, no valioso de cada um.

Abramos espaço para o conviver! É possível! É preciso!

Fonte: Manual da CF 2018 e Agenda Rede Concepcionista de Ensino, 2018.


ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém

 
rodape